2009

Escritor Júlio de Queiroz recebe o Prêmio “Paschoal Apóstolo Pítsica” das mãos de Dª Eloá Pítsica.

Personalidade Literária de 2009: Escritor Júlio de Queiroz.

Júlio de Queiroz nasceu em Alegre, ES. Bacharel em Filosofia. Fez estudos de pós-graduação em Munique, Kil, Londres e Berlim Ocidental. Doutorou-se com a tese: Aspectos Estéticos da Mística Católica Medieval Alemã. É poliglota e tradutor. Membro da Academia Catarinense de Letras e de outras entidades estaduais, nacionais e internacionais. É Oblato Secular da Congregação Beneditina no Brasil. Autor de vastíssima e reconhecida obra, da qual destacamos apenas os publicados nos últimos cinco anos: Além das Cortinas da Alzheimer (2004); O Esplendor Aprisionado (2005); Nas Dobras do Tempo e Perfume de Eternidade (2006); O Preço da Madrugada e Iluminando o Morrer (2007); (pausa) Morrer para principiantes e repetentes (2008) e este ano lançou Gritos do Amanhecer no qual trata da hesitante peregrinação da espécie humana em busca da Luz e do Amor.

░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░

Artista Plástica Eli Heil recebe o Prêmio “Victor Meirelles” das mãos da presidente da Fundação Cultural Catarinense, Anita Pires.
Personalidade Artística de 2009: Artista Plástica Eli Hel.

Eli Heil nasceu em Palhoça. É pintora, desenhista, ceramista, escultora e considerada uma das mais importantes artistas brasileiras. Realizou mais de uma centena de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, sendo mais de 40 na Europa e, dessas, mais de uma dezena em Paris. Desenvolve um trabalho único, de difícil classificação, que na XVI Bienal Internacional de São Paulo foi catalogado como “Arte Incomum”. Diz ela: “A arte para mim é a expulsão dos seres contidos, doloridos, em grandes quantidades, num parto colorido”. Em 1987, criou “O Mundo Ovo”, na capital catarinense, onde tem seu ateliê e um espaço para exibição permanente de sua produção, transformado, em 1994, em Fundação Museu O Mundo Ovo de Eli Heil. Em fevereiro deste ano, a Contraponto lançou o livro Óvulos de Eli – a expulsão dos seres de Eli Heil; em setembro, a RBSTV exibiu um documentário sobre nossa homenageada, dentro da série Grandes Nomes da Arte Catarinense no programa SC em Cena. Também este ano, o Guia Quatro Rodas 2009 escolheu o Museu O Mundo Ovo como o mais completo e rico em obras de Santa Catarina pelo segundo ano consecutivo. Para 2010 está previsto o lançamento de um documentário média-metragem de 52 minutos sobre a vida e a arte de Eli Heil.

░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░

O Barítono Douglas Hahn recebe do Prof. Dr. Cesar Amorim Krieger, o “Prêmio Edino Krieger”
Personalidade Musica de 2009: Barítono Douglas Hahn

Douglas Hahn nasceu em Joinville, onde iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Villa-Lobos. Em 1994, passou a estudar regularmente com Rio Novello e Neyde Thomas, em Curitiba. Debutou em 1996, com Il Guarany em Florianópolis. A partir daí, vem se apresentando em diversos teatros nacionais, frente a importantes orquestras brasileiras, sob a regência de reconhecidos maestros, dos quais destacamos, Rodolfo Fischer, Alessandro Sangiorgi, Isaac Karabtchevsky, Jeferson Della Rocca, Andréas Baumgartener, Mario di Rose Julio Medalia. Já atuou nas óperas Masaniello, La Traviata, Carmina Burana, O Elixir do Amor, La Bohème, La Forza del Destino, A Flauta Mágica, Fausto, Cavalleria Rusticana, Carmen, Don Giovanni e Rigoletto. Pela Pró-Música de Florianópolis, atuou nas produções A Flauta Mágica, Réquiem de Fauré, Réquiem de Mozart, Rigoletto e La Traviata. Recentemente fez sua estréia na Itália, com as produções de Don Giovanni (no papel título) e La Bohème. Em 2008 recebeu o Troféu Aldo Baldin. Este ano, interpretou Fígaro, no grande espetáculo O Barbeiro de Sevilha.

←VOLTAR